“Jornalismo imersivo”… Hein?!

Depois de o blog ter hibernado num longo inverno, chega a primavera trazendo este novo post! E vamos direto ao ponto: você já ouviu falar em jornalismo imersivo? Tem ideia do que possa ser? O conceito é simples: jornalismo imersivo é fazer com que o público, seja ouvinte, leitor, telespectador ou internauta, fique imerso no conteúdo noticiado. Como? Deixando-o presente virtualmente nos locais dos fatos. É uma prática ainda pouco empregada no mundo e que é possibilitada por uso de recursos como câmeras para fotos e vídeos em 360º e equipamentos de realidades virtual, aumentada e mixada.

 

Crédito: Omar Medina Films / Pixabay

 

Ainda está um pouco confuso? Calma! Para explicar detalhadamente o que é tudo isso, o autor deste blog apresentou o artigo científico “Jornalismo imersivo como nova possibilidade de engajamento da sociedade: experimento de uma entrevista em vídeo 360º” no 1º Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia. Esta é uma pesquisa que foi possibilitada pela contribuição da Impulse Company.

Dê um play no vídeo abaixo e conheça a fundo o que é o jornalismo imersivo, além de um pouco da história da realidade virtual! Ele foi apresentado hoje (6) no congresso internacional, realizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru-SP. Além de mim, os autores são Thiago Seti Patricio, Dr. Francisco Rolfsen Belda e Maria da Graça Mello Magnoni, todos do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp.

 

Matheus Teixeira

Diretor de Comunicação e assessor de imprensa da Impulse Company. Jornalista especialista em Comunicação Empresarial e Governamental e mestrando em Mídia e Tecnologia pela Unesp. Tio da Maria Clara, de 7 anos. Converse comigo: imprensa@impulsecompany.io

2 thoughts to ““Jornalismo imersivo”… Hein?!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *