Ser designer é bem mais do que desenhar!

Pelo quarto ano consecutivo, o fundador e CEO (diretor executivo) da Impulse Company, Vitor Pompei, foi convidado pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) para aplicar um minicurso na Semana de Computação e Informática (Infoeste). Neste ano, durante a 30ª edição do evento, ele, que é designer gráfico, falou sobre ferramentas que facilitam o trabalho do designer na criação de aplicativos para celular. Os estudantes que participaram aprenderam que não basta saber desenhar bem para ser designer. Relatam, também, que estão muito satisfeitos com os conhecimentos adquiridos.

Num workshop de sete horas de duração, realizado nas noites de 16 e 17 de maio no campus I da Unoeste, em Presidente Prudente-SP, Pompei começou contando sua trajetória profissional e, depois, abordou temas como experiência do usuário (UX, em inglês), design responsivo, diferença entre os sistemas de cores RGB (para telas) e CMYK (para arquivos impressos) e das extensões JPG (arquivo de imagem com fundo) e PNG (sem fundo), além da evolução das interfaces gráficas nos dispositivos móveis ao longo dos últimos anos.

.

Crédito: Matheus Teixeira

Oficina de design gráfico é voltada para alunos de cursos da área de informática

.

“No primeiro dia passei a introdução ao software Adobe Photoshop, conceitos básicos de interface gráfica e quais são os tipos de tela que existem para dar um posicionamento das questões de desenvolvimento e trabalho”, enumera. Ainda apresentou outros programas, como Sketch e Adobe Experience Design, e aplicou uma dinâmica para os universitários usarem o Photoshop com a finalidade de desenvolverem telas e entenderem como se dá o processo de criação visual de APPs.

Natália Favareto, 20, está no 5º semestre de Ciência da Computação, mas tem um pezinho no design gráfico, quer fazer pós nesta área. “Amo e tenho prazer em passar horas e horas desenvolvendo e colocando a criatividade em pauta. O minicurso foi a oportunidade perfeita para firmar minhas bases nisso e me deu certeza do que quero seguir”. Com Kaique de Souza Rizo, 18, calouro de Sistemas de Informação, não é muito diferente! “Sempre gostei de tecnologias, e uma delas são os APPs e a forma com que são apresentados. Além do que, sempre fui apaixonado por design.”

Durante o segundo dia de oficina, o designer deu aos estudantes a oportunidade de fazerem o passo a passo da metodologia do Google Design Sprint, afinal ”não é simplesmente desenhar uma tela e pronto, é preciso haver um fundamento por trás e aplicação da metodologia para executar o projeto de acordo com as normas de como deve ser executado, desde a prototipagem até a validação e a finalização”. Ainda conforme o CEO da Impulse, só depois de tantas etapas chega-se ao teste final com os usuários e a publicação do produto numa loja virtual de aplicativos.

.

Crédito: Matheus Teixeira

Vitor Pompei (à esquerda) faz atendimento individualizado a participantes do workshop

.

Favareto tinha noção básica de Photoshop e pôde tirar dúvidas sobre algumas ferramentas. E não só isso! “Tive uma visão mais clara de como está o mercado de trabalho. A todos os que se envolveram de alguma forma neste minicurso, deixo meus mais sinceros agradecimentos, amei!”. A satisfação é compartilhada por Rizo. “Achei extremamente fantástico, além de ter um professor sensacional e muito atencioso. Pude aprender coisas novas e para minha formação acadêmica será uma vantagem, pois além de desenvolver, saberei aplicar o meu melhor na plataforma de APP. Muito obrigado, de coração, por me proporcionar uma experiência de conhecimento incrível!”.

.

Crédito da galeria: Matheus Teixeira

Veja mais fotos – Outros cliques da Infoeste 2017 estão na fanpage da Impulse Company e no Facebook da Fipp/Unoeste.

Matheus Teixeira

Diretor de Comunicação e assessor de imprensa da Impulse Company. Jornalista especialista em Comunicação Empresarial e Governamental e mestrando em Mídia e Tecnologia pela Unesp. Tio da Maria Clara, de 7 anos. Converse comigo: imprensa@impulsecompany.io

3 thoughts to “Ser designer é bem mais do que desenhar!”

  1. Grande Matheus, mais uma matéria top, gosto muito do lance do design, em especial de responsividade, não tinha conhecimento da metodologia Google Design Sprint, achei muito interessante, vou me aprofundar para futuros projetos, parabéns à Impulse por mais esta oficina de aprendizado, e a você caro Matheus, pela matéria!!

  2. Muito boa a matéria, muitas pessoas acham que o trabalho de designer​ é simples e através dessa matéria mostra que não! Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *